sexta-feira, 31 de julho de 2009

Direto da Esparta Clássica até o Brasil de hoje... (Quanto à distribuição de terras...)

Esparta e Brasil até que não são tão distintas assim uma da outra..(repito.. este texto é SÓ em relação às distribuições de terras )

Como em Esparta, a terra no Brasil , por volta dos anos de 1534 e 1536 também foi dividida em lotes dados pelo Estado para o usufruto de Aristocratas. Estes, aqui no Brasil, não eram guerreiros, mas nobres e pessoas de confiança do Rei de Portugal, Dom João III, chamados de "Donatários". As faixas de terra partiam do litoral até a linha imaginária do Tratado deTordesilhas. Eram chamadas "Capitanias Hereditárias".
Embora tenha vigorado por pouco tempo, o sistema de Capitanias Hereditárias gerou enormes problemas em relação à divisão de Terras no Brasil. A principal problemática desencadeada foi a distribuição desigual de terras, que posteriormente acarretaria no sistema de latifúndios, causando uma desigualdade no campo. Hoje, muitos não possuem terras, enquanto poucos possuem grandes propriedades rurais.
Existem muitos latifundiários que possuem grande parte da parcela do campo a quem foi admitida aos camponeses, que porém foram expulsos e hoje não têm nenhuma propriedade de terra e, por consequência, fazem aumentar cada vez mais o êxodo e o inchaço nas cidades.
A situação melhoraria se existisse uma ação com o propósito de limitar a propriedade de terra e utilizar o excedente para proporcionar o assentamento de milhares de camponeses sem-terra que hoje se encontram acampados em várias regiões do país. Tal atitude seria não só importante para os pobres do campo, mas também para o conjunto da sociedade e seus respectivos setores, como forma de geração de emprego e renda, produção de alimentos e vida justa para as pessoas do campo..! Ou uma reforma agrária, você é quem sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário