terça-feira, 6 de julho de 2010

Na verdade eu estava meio que enrolando pra postar alguma coisa sobre o magnífico trabalho de Gregory Colbert. Enrolei tanto que já deve até ter saído de moda, mas vamos mesmo assim...

Pra quem não conhece, o Colbert é fotógrafo e diretor de filmes. Sobre a super exposição que ele fez pela primeira vez em 2002 e teve repercussão mundial por isso, a Ashes e Snow, Gregory filmou e fotografou a interação entre os homens e os animais. "Quando dei início a Ashes and Snow em 1992, comecei por explorar o relacionamento entre os homens e os animais de dentro para fora. Na descoberta da linguagem partilhada e das sensibilidades poéticas de todos os animais, trabalho no sentido de restabelecer o solo comum que um dia existiu quando as pessoas viviam em harmonia com os animais.", diz o artista. Sua exposição, aliás, foi considerada uma das maiores exibições individuais na história da Europa.

Conheci a Ashes and Snow pelas reproduções das obras que existem na internet. Desde que vi a primeira foto, da menina indiana tocando um elefante, já fiquei impressionada, principalmente pelas expressões nítidas na face da menina e na posição em que o elefante está. Os dois parecem estar em uma harmonia perfeita, como se ela sentisse o que ele está querendo dizer e assim vice-versa.

Colbert usou mais de 130 espécies diferentes para fotografar e filmar e usou temas humanos que incluem os monges de Burma, os trance dancers (dançarinos do êxtase), o povo San, e outras tribos indígenas de vários pontos do mundo. Achei interessantíssimo.

Acho que pra quem gosta de fotografia e filmagens vale dar uma conferida no site. Aliás, recomendo à todos que gostam de arte e a enxergam como a materialização de um mental, de uma cultura , pensamentos e sensações.

Deixo aqui o site: http://www.ashesandsnow.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário